Motherboard é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos componentes de um computador, tais como: o processador, memória RAM, Placa de rede, Placa de som, Placa de vídeo, etc
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A placa-mãe contém diversos elementos embarcados, ou seja, integrados no seu circuito impresso:
- O chipset;
- O relógio e a pilha do CMOS;
- O BIOS;
Chipset:
O chipset (conjunto de Chips) é um circuito electrónico encarregado de coordenar as trocas de dados entre os diversos componentes do computador (processador, memória…). Na medida em que o chipset está integrado na placa-mãe, é importante escolher uma placa-mãe que integra um chipset recente a fim de maximizar as possibilidades de evolução do computador.
------------------
O relógio e a pilha do CMOS:
O relógio tempo real:
Notado RTC, pour Real Time Clock é um circuito encarregado da sincronização dos sinais do sistema. É constituído por um cristal que, vibrando, dá impulsos a fim de cadenciar o sistema. Chama-se frequência do relógio (expresso em MHz) ao número de vibrações do cristal por segundo, ou seja, o número de tops do relógio emitidos por segundo. Quanto mais a frequência é elevada, mais o sistema pode tratar informações.
Pilha da BIOS:
Quando o computador é desligado da corrente, a alimentação deixa fornecer corrente à placa-mãe. Logo a pilha mantem as Configurações da BIOS em funcionamento.
------------------
BIOS:
A BIOS (Basic Input/Output System) é o programa básico que serve de interface entre o sistema de exploração e a placa-mãe. A BIOS está armazenado numa ROM (memória só de leitura), assim utiliza os dados contidos em CMOS para conhecer a configuração material do sistema.
Além disso, as motherboards recentes comportam geralmente diversos periféricos multimédia e rede que podem ser desactivados:
Sem comentários:
Enviar um comentário