Dispositivos de leitura e gravação óptica


CD:


CD ou (compact disc), é um disco de plástico de leitura óptica introduzido pela Philips e pela Sony na década de 80 para registar gravações musicais digitalizadas. Estes CDs são muito utilizados como suporte de armazenamento de dados informáticos e vídeos interativos. Os dados nos CDs são codificados em sulcos microscópicos e lidos percorrendo o disco em rotação com um feixe laser infravermelho.





DVD:

DVD ou ( digital vídeo disc) é um CD de maior densidade com cerca de oito vezes a capacidade de um CD normal, mais ou menos 4,7 gigabytes por disco. O DVD foi introduzido para que se pudesse armazenar digitalmente uma longa metragem completa em um único disco. O DVD é mais utilizado para armazenar vídeos mas também pode armazenar outros tipos de dados informáticos.




Blue-ray:


Blu-ray é um formato de disco óptico da nova geração. Para gravar vídeos de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É uma alternativa ao DVD e é capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. A sua capacidade varia de 25 a 50 Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, permitindo gravar mais informação num disco.



Sem comentários:

Enviar um comentário